Sintra Arte Publica VII

14 de Outubro de 2010


A escultora, Maria José Letras, residente em Carvalhais, Ferreira do Zêzere, expõe em Sintra, no âmbito da maior exposição de escultura ao ar livre – Sintra Arte Pública VII”- sob o tema “Princípios Humanos”. A exposição, inaugurada a 17 de Julho de 2010, estará em exibição até 16 de Julho de 2011.
Cada peça é a representação de um dos múltiplos aspectos ligados à temática dos “Príncipios Humanos”, que vai desde o início da existência, às problemáticas relacionadas com a ética, a moral ou a condição humana. Cada uma representa uma reflexão sobre cada um de nós, a nossa vivência e o que a ela está subjacente.
A escultura de Maria José Letras, intitulada “Magnificat”, é bastante interessante. A peça, simbólica, presta-se a múltiplas interpretações e oferece também várias representações da aprendizagem humana, do conhecimento interior de si e de Deus.
A obra apresenta-se com uma base, sobre a qual se erguem três pilares, com três pedras redondas, distribuídas simetricamente e uma cabeça de rei, no topo do segundo pilar, ou do meio, simbolizando o equilibrio, entre o nosso lado negativo e o nosso lado positivo. Entre cada pedra redonda, de cada pilar, estabelece-se uma relação interior, norteada por um conjunto de palavras numeradas e representativas: 1- Iluminação, 2- Transmutação, 3 – Purificação, 4 – Humanidade, 5 – Arrependimento, 6 – Harmonia, 7- Aceitação, 8 – Confiança, 9 – Aprendizagem e 10 – Compreensão.
As palavras numeradas surgem em gradação crescente: na base da procura do nosso autoconhecimento está a compreensão, de si e dos outros. A partir daqui, surgem a confiança e a aprendizagem, a aceitação e a harmonia, o arrependimento e a humanidade, a purificação e a transmutação e por fim, a iluminação, identificada com a ideia de Deus em nós, na nossa genuína natureza e reservada aos iniciados, àqueles que conseguem chegar ao absoluto e que se tornam divinos, reis de si próprios.
De facto, uma obra interessante que convida à meditação e à reflexão acerca de nós próprios e de quem nos rodeia, a fim de contribuirmos, para um mundo melhor. Uma exposição a visitar até 16 de julho do próximo ano.
A autora já expôs no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, em Fevereiro de 2009, subordinado ao tema “Reflexos do meu self” e publicou, em Novembro de 2008, o seu primeiro livro “Código Via Pintura”, também em Ferreira do Zêzere.